As fábulas, onde os bichos simbolizam as virtudes e vícios humanos, são deixadas de lado, buscando-se atenção às influências que as mesmas exerceram na cultura popular. Ao beber na mesma fonte inspiradora dos mitos populares, esta produção acaba por fazer uma reverência aos bichos brasileiros, onde sua humanização não faz com que o público pressuponha um final moral.

São bonecos feitos a partir de materiais naturais, cujas formas são estabelecidas por cabaças, que ganham novo tratamento e cores diversas, buscando dar uma abordagem contemporânea a elementos rústicos. É a retomada da Pia Fraus às suas origens, fundamentada em temas, formas e pensamentos que formaram a companhia.

Começou sábado, dia 7 de setembro, a 16ª edição do Dança e Movimento. O evento foi contemplado pelo ProAc - Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e tem também o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela.

 

A abertura foi pela Companhia Pia Fraus com o espetáculo “Bichos do Brasil”. De autoria de Beto Andretta e Beto Lima, “Bichos do Brasil” é um sucesso de público. É a peça do grupo que está a mais tempo em cartaz, tendo sido apresentada em quase todos os estados brasileiros e em 15 países, entre eles Argentina, Espanha, Itália, Timor Leste, Eslovênia e EUA.

Pia Fraus abriu a festa com o espetáculo "Bichos do Brasil"

A não - linearidade, o pouco uso da palavra, a força das imagens, e a relação boneco - ator são os elementos que caracterizam os trabalhos da companhia. Nos seus quase 30 anos de existência, a Pia Fraus produziu 21 espetáculos, apresentando-se nos principais festivais nacionais e internacionais de teatro.

" Bichos do Brasil" é um espetáculo que busca mostrar a riqueza da fauna brasileira através de recursos plásticos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens.

Clique aqui para baixar a programação completa.

 

A sede do 16º Dança e Movimento é o Espaço Cultural Pés no Chão.
Endereço: Rua Macapá 72, na Barra Velha, em Ilhabela.
Maiores Informações pelo fone 12 3896 6727 - Entrada Franca.

 

O Dança e Movimento é uma mostra não competitiva, que reúne espetáculos de artes cênicas e dança contemporânea. Além disso, são oferecidas oficinas gratuitas pelos profissionais convidados.

Ele chegou na 16ª edição com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura através do ProAC, que incentiva a realização de festivais de arte no Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Ilhabela.