.


.

..

.

2018 -     Fev    Mar    Abr    Mai    Jun    Jul    Ago    Set    Out    Nov    Dez   
2019 -     Jan    Fev    Mar    Abr    Mai    Jun    Jul    Ago    Set    Out    Nov    Dez    Final   

Final

Em sua fase final, a equipe do projeto produziu a apostila “Cultura Caiçara e Teatro de Bonecos – Material de apoio para oficinas educativas” e realizou cinco Oficinas de Multiplicação com professores da rede pública de ensino. Esta etapa teve como objetivo a propagação e continuidade do projeto.

Cultura Caiçara e Teatro de Bonecos
Material de apoio para Oficinas Educativas

Apostila elaborada pela equipe do projeto Memórias Reveladas. Está dividida em três partes. Na primeira há uma breve descrição do projeto, na segunda, um histórico sobre a formação da cultura caiçara e, finalmente, na terceira, falamos sobre as entrevistas feitas com os caiçaras mais velhos e sobre as oficinas com os alunos nas Jornadas da Cultura Caiçara, dando um destaque ao trabalho com bonecos. Clique aqui para fazer o download, ou então, na figura.

A apostila ilustrada foi distribuída nas escolas, e publicada em nosso Banco de Dados. Para acessá-la clique aqui. Ela está dividida em três partes. Na primeira parte, há uma breve descrição do projeto, na segunda, apresentamos um histórico da formação da cultura caiçara. Finalmente, na terceira, falamos sobre as entrevistas feitas com os caiçaras mais velhos, e o trabalho realizado nas oficinas com os alunos durante as Jornadas da Cultura Caiçara. Neste capítulo, há um destaque para as atividades feitas com bonecos, uma vez que esta técnica foi a principal ferramenta metodológica utilizada no projeto. A intenção é que os professores possam replicar atividades desta natureza com seus alunos em sala de aula, utilizando o teatro de bonecos.     

Com relação às Oficinas de Multiplicação, foi estabelecida uma parceria com as Escolas Estaduais Maria Gemma de Souza Oliveira e Gabriel Ribeiro dos Santos para que, através delas, professores do Ensino Médio das áreas de Humanas e Linguagens disseminassem junto aos seus alunos conteúdos relacionados à cultura caiçara, pertinentes às suas áreas de atuação. Já, através da parceria estabelecida no decorrer de todo o projeto com a Secretaria Municipal de Educação, foi realizada uma oficina reunindo professores de todas as escolas das comunidades tradicionais. Outra, com os professores de Humanas e Linguagens do Fundamental 2, prevista para acontecer no dia 19 de março, foi cancelada em virtude do Corona vírus.

A oficina com os professores das comunidades tradicionais foi um reencontro alegre da equipe com alguns deles, os que participaram das atividades do projeto em suas escolas durante as Jornadas da Cultura Caiçara. Nessa oficina, além da palestra, da apresentação e reflexão sobre vários trechos de vídeos de entrevistas elaborados durante o projeto, foi feita uma atividade de criação de bonecos. Ao final, os educadores foram incentivados a desenvolver com seus alunos propostas educativas utilizando o teatro de bonecos.


 
Nas demais oficinas, como os professores eram do Ensino Médio, ocorreram palestras e apresentações de vídeos que estimularam várias conversas sobre os temas abordados. Foram também expostas e folheadas diversas publicações, como livros, textos, vídeos, a cartilha e os jornais do projeto, e os professores foram orientados a entrar no site do projeto onde há um farto material disponível sobre cultura caiçara. Além disso, foi dito que caso houvesse interesse, os materiais ali mostrados poderiam ser emprestados pelo Pés no Chão para consultas ou pesquisas.

Agradecemos a colaboração dos coordenadores pedagógicos João Paulo e Ricardo Rosa, da Secretaria Municipal de Educação, Rosê, da E.E Gabriel Ribeiro dos Santos e Alex, da E.E. Maria Gemma de Souza Oliveira.

 

Projeto Memórias Reveladas tem o patrocínio de Petrobrás por meio do Programa Petrobras Socioambiental

 

 

h