O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua Macapá 72, na Barra Velha.
Maiores informações pelo fone 12 3896 6727

Projeto Abrindo Caminhos

 

O projeto ocorreu nos anos de 2015 e 2016 e formou jovens multiplicadores em prevenção de DST/AIDS.

Ele foi fruto de um convênio celebrado entre o Espaço Cultural Pés no Chão e o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da CRT e da Controladoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde. O projeto teve, também, o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Ilhabela através da Secretaria de Saúde.

No primeiro ano de trabalho, 30 jovens selecionados dentro do contexto de escolas públicas estaduais e municipais participaram de oficinas de formação de metodologia baseada no diálogo e na reflexão criativa. Após este período de preparação, eles realizaram interferências em escolas, estendendo este conhecimento a seus pares.

A equipe profissional do projeto deu suporte à elaboração e realização destes encontros, utilizando diferentes linguagens e formas de aproximação. Além disso, foi implantado um projeto piloto de atendimento em Unidades Básicas de Saúde, feito pelos participantes mais capacitados, através dos “Plantões Jovens”.

Finalmente, foram promovidos encontros com profissionais de saúde, para uma compreensão melhor de suas fragilidades e demandas. Todas estas ações tiveram como objetivo a diminuição da vulnerabilidade da população jovem no tocante à temática apresentada.