O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua Macapá 72, na Barra Velha.
Maiores informações pelo fone 12 3896 6727

A Feira da Ancestralidade fechou a primeira etapa do projeto. Em agosto aconteceu um encontro com as famílias para a elaboração das árvores genealógico-afetivas dos alunos.

Segundo o coordenador do projeto, Emiliano Bernardo, “nos primeiros seis meses o tema condutor foi a consciência dos alunos acerca de sua ancestralidade familiar".

Essa ancestralidade envolve práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que são transmitidos de geração em geração.

Além das apresentações artísticas, foram exibidos vídeos com depoimentos dos familiares mais antigos dos alunos, avós, avôs e bisavôs, que contam suas histórias de vida, e como vieram parar em Ilhabela.

Veja a programação

Dia 1 de novembro:

16 hs - Oficina de Comidinhas Típicas
17 hs - Jogos e Brincadeiras Antigas
18 hs - Abertura das Exposições “Objetos que contam histórias” e “Pintura dos Alunos de Artes”
18:30 - Degustação das Comidinhas da Oficina
19 hs - Roda de conversa
20 hs- Apresentações artísticas e exibição de depoimentos em vídeo

Dia 2 de novembro:

16 hs - Projeção do filme “O Caminho das Nuvens”

 

Parte significativa do público atendido pelo projeto é descendente de migrantes vindos de pequenas cidades do interior da Bahia e de Minas Gerais. Neste sentido, a migração é o pano de fundo que interliga quase todas as famílias moradoras da Barra Velha.

Também foram realizadas oficinas de comidas típicas, jogos e brincadeiras e exposição de objetos familiares.

nome do projeto

Logomarcas Brasil Petrobras Pes no Chão

Nos dias 1 e 2 de novembro de 2015, aconteceu no Espaço Cultural Pés no Chão a Feira da Ancestralidade. O evento fez parte do projeto “Memórias Reveladas”, que está sendo realizado de 2015 a 2017 pelo Pés no Chão, com o patrocínio da Petrobras. Ele atende a crianças e adolescentes através de aulas de dança, artes plásticas, teatro, capoeira e percussão.

 

 

 

.