O projeto Fortalecimento de Vínculos - “Pés e Pessoas” 2020 teve início em janeiro e se estenderá até dezembro desse ano. Ele envolve um conjunto de ações direcionadas ao público infanto-juvenil em situação de risco social.
O projeto foi aprovado no Chamamento Público nº 05/2017, através do Edital nº 12/2017 - para desenvolver atividades no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na faixa etária de 07 a 17 anos em território urbano, sendo renovado em 2020.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é realizado com grupos, organizado de modo a prevenir situações de risco social, ampliar trocas culturais e vivenciais, desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
Neste ano, estão sendo oferecidas oficinas de Teatro, Acrobacia, Dança, Música em Cena, Artes e Ofícios e Artes Marciais para 130 a 150 crianças e adolescentes de diferentes bairros de Ilhabela, atendidos em programas sociais do governo.
As atividades estão ocorrendo com alunos das Escolas José Benedito (Reino), Paulo Renato (Camarão), Dercy de Castro (Portinho), Ophelia Reale (NAS Itaquanduba), Waldemar Belizário (PEI Itaquanduba) e Sebastião Leite (NAS SUL).
A partir de maio, em virtude da Pandemia do COVID – 19, e as medidas de distanciamento social a ele relacionadas, as atividades passaram a ser realizadas de forma virtual. A nova estratégia segue uma metodologia e um planejamento desenvolvidos em abril pela equipe de instrutores e coordenadores do projeto. Esta metodologia será mantida enquanto permanecerem vigentes as medidas adotadas pela Prefeitura.
Quadro de Atividades desenvolvidas a partir de maio em plataformas virtuais. Esclarecemos que o local discriminado junto das atividades se refere ao lugar e território atendido pelo projeto, e está alinhado às atividades presenciais.
O que é o projeto Fortalecimento de Vínculos - “Pés e Pessoas”?
O projeto Fortalecimento de Vínculos - “Pés e Pessoas” 2020 é uma iniciativa direcionada ao público infanto-juvenil em situação de risco social. Ele visa prevenir situações de risco, ampliar trocas culturais, desenvolver o sentimento de pertencimento e identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
Quando aconteceu o projeto?
O projeto teve início em janeiro de 2020 e se estenderá até dezembro do mesmo ano.
Qual é o objetivo do projeto?
O objetivo do projeto é desenvolver atividades no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, prevenindo situações de risco social e promovendo a convivência comunitária.
Como o projeto foi aprovado?
O projeto foi aprovado no Chamamento Público nº 05/2017, através do Edital nº 12/2017, e foi renovado em 2020 para continuar suas atividades.
Quais atividades foram oferecidas?
Em 2020, foram oferecidas oficinas de:
Essas atividades atenderam de 130 a 150 crianças e adolescentes de diferentes bairros de Ilhabela, todos envolvidos em programas sociais do governo.
Quais escolas participaram do projeto?
As atividades ocorreram com alunos das seguintes escolas:
Como o projeto foi adaptado durante a pandemia de COVID-19?
A partir de maio de 2020, devido à pandemia de COVID-19 e às medidas de distanciamento social, as atividades passaram a ser realizadas de forma virtual. A equipe de instrutores e coordenadores do projeto desenvolveu uma metodologia e um planejamento em abril, que foram implementados nas plataformas virtuais.
Como foram realizadas as atividades virtuais?
As atividades virtuais seguiram um quadro de atividades planejado, que manteve a referência aos locais e territórios atendidos pelo projeto, alinhando-se às atividades presenciais.