O Espaço Cultural Pés no Chão, é uma Organização Social, que atua desde 2001 na cidade de Ilhabela/SP. Em seus mais de 20 anos de existência, realizou diversos projetos junto à crianças, adolescentes e jovens utilizando diversas linguagens artísticas que favorecem o desenvolvimento do protagonismo, uma vez que a grande maioria dos alunos sobem ao palco.
Está na memória afetiva da nossa comunidade, o encantamento gerado pelos espetáculos que criamos, muita gente se lembra do "Água que pela vida aflora…”, nossa primeira grande produção, “Bichos da Mata” que disseminou mensagens de preservação ambiental, as várias versões do "Visconde Partido ao Meio”, trazendo à cena o universo fantástico, “A Flauta Mágica” quando abordamos um clássico cultural da humanidade, “Depois do Felizes para Sempre” no qual quebramos os paradigmas dos contos de fadas e “Nós Neurônios”, inaugurando uma nova fase de produções artísticas utilizando aparelhos aéreos circenses. No meio de tudo isso, temos muitas outras produções marcantes e continuamos criando espetáculos construídos a partir da visão sensível e crítica das coisas do mundo.

O Pés no Chão também é um lugar disseminador da cultura, onde se pratica a democratização cultural, a formação de plateia, e o fomento à arte como instrumento de transformação social. Um número enorme de espetáculos profissionais e amadores foi apresentado gratuitamente em nosso teatro para a comunidade de Ilhabela e região.
Outra área de atuação da entidade, é a pesquisa e o resgate da Cultura Caiçara, através de projetos realizados nas Comunidades Tradicionais de Ilhabela, nos quais registramos as memórias dos principais personagens representantes dessa cultura, principalmente os mais idosos, e muitos deles já não estão entre nós. O fruto desse trabalho foi a produção de um grande acervo de vídeos-documentários e outros conteúdos que contribuem para o fortalecimento e a popularização da imensa riqueza que é a Cultura Caiçara.
Atualmente, o Pés no Chão busca seus recursos através da inscrição de projetos em editais públicos e privados das esferas municipal, estadual e federal no sentido de viabilizar nossas ações junto aos públicos com os quais atuamos.

Histórico

O Espaço Cultural Pés no Chão foi fundado por um grupo de artistas e profissionais liberais, com a finalidade de desenvolver um amplo programa sociocultural na cidade de Ilhabela. Sua criação foi determinada pela falta de iniciativas que envolvessem as crianças e jovens em atividades sócio artísticas no período em que não estavam na escola, e também pela ausência de aparelhos culturais que permitissem a oferta de uma programação cultural gratuita para a comunidade. Foi o primeiro aparelho cultural constituído no município.

Desde seu nascimento, a entidade contou com o apoio e a confiança da comunidade, e durante três anos todo o trabalho sociocultural executado na entidade foi realizado voluntariamente pela sua equipe de fundação e somados a outros que chegaram para potencializar a iniciativa.

Em 2002, recebeu a qualificação de OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - junto ao Ministério da Justiça.

Em 2007, após uma mobilização junto a comunidade e empresas, adquirimos um imóvel e nele construímos nossa sede própria, com estrutura para o funcionamento de oficinas culturais e palco com aparelhamento técnico completo e arquibancada para um público de 190 pessoas.

No decorrer de sua longa história, o Pés no Chão beneficiou cerca de 4000 crianças, adolescentes e jovens através de seus diversos projetos, e ofereceu para a população do município mais de 500 eventos culturais gratuitos, atingindo um público estimado de aproximadamente 40.000 pessoas. Além disso, a entidade tem se destacado por sua forte presença junto às comunidades tradicionais caiçaras, desenvolvendo iniciativas que promovem o resgate, valorização e fortalecimento de sua cultura.

A forte atuação sociocultural do Pés no Chão, em seus mais de 20 anos de atividade, fez com que ele se projetasse como uma das mais conhecidas e respeitadas organizações do Litoral Norte do Estado de São Paulo.

Missão

Desde sua criação, o Pés no Chão assumiu como missão desenvolver projetos e ações na área sociocultural e ambiental. Sua atuação se dá através de um conjunto ordenado de iniciativas voltadas ao desenvolvimento da cidadania, utilizando a arte e a cultura como instrumentos de transformação pessoal e social.

A arte-educação sempre foi sua principal ferramenta, direcionada ao desenvolvimento da auto-estima e do protagonismo infanto-juvenil. Através da prática de atividades artísticas (dança, teatro, acrobacia, canto, entre outras), os alunos adquirem conhecimentos e habilidades que no final dos projetos são apresentados no palco, sob forma de espetáculos ou saraus para seus familiares, amigos, e público em geral. Este momento coroa um processo de conquista pessoal e de reconhecimento frente à sua própria comunidade. A superação do medo e da insegurança, as palmas, a emoção das famílias, fecha um ciclo de sucesso para os alunos, e transforma suas vidas. 

© 2024 Pés no chão - Todos os direitos reservados Desenvolvido por Ilhabela Digital | Design por Uni Design